Ensino Fundamental I
O Ensino Fundamental com duração mínima de 9 (nove) anos, destina-se à formação do cidadão e o desenvolvimento da capacidade de aprender, do pleno domínio da leitura e interpretação, da escrita, do raciocínio lógico matemático e do cálculo.
Os currículos do Ensino Fundamental estão elaborados nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e contam com uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada, em consonância com as orientações emanadas pelos Órgãos Superiores da Educação. O Ensino Religioso figura em todas as séries do Ensino Fundamental.
São objetivos do Ensino Fundamental I:
1 - Desenvolver a capacidade de apreender tendo como meios básicos o domínio da leitura, escrita e calculo.
2 - Compreender a vida escolar como integrada ao sistema político/social, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidaria.
3 - Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.
4 - Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, construindo a noção de identidade nacional.
5 - Propiciar as condições para o jovem construir uma imagem positiva de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pelos valores perenes, consciente de seus direitos e deveres.
6 - Atuar de forma solidária em situações cotidianas (em casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais.
7 - Conhecer e compreender, as noções básicas relacionadas à preservação do meio ambiente.
8 - Perceber, apreciar e valorizar a diversidade sócio-cultural, adotando posturas de respeito pelos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.
9 - Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sócio-cultural.
10 - Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
11 - Utilizar diferentes linguagens verbais, matemáticas, gráficas, plásticas, corporais como meio para expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções da cultura.
12 - Conhecer a diversidade do patrimônio étnico-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com as pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia.
13 - Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
Faz parte de nossa grade curricular as seguintes matérias:
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